EUGENE LAMY ALVES
Masterclasses & Festivais
Masterclasses fazem parte da estrutura de aprendizado, presente no currículo de profissionais dedicados em explorar seu potencial ao máximo. Esse estilo de aulas especializadas é proporcionado por ambientes como escolas de música, centros de formação e festivais.
No Brasil, Eugene participou de festivais como: Mostra Internacional de Música de Olinda em 2007, Virtuosi (Recife, Gravatá e Garanhuns) em várias edições desde o ano 2008, IV Mostra de Violoncelos de Natal em 2014, e da IX edição do Festival de Violoncelos de Ouro Branco 2023; onde teve como orientadores destacados neste período, os professores: Fábio Presgrave, Márcio Carneiro, Matias de Oliveira Pinto, Leonardo Altino e Nathalia Khoma.
Durante seus estudos no exterior, Eugene também complementou sua formação com Masterclasses através da Cork School of Music e Dublin Cello Society, absorvendo conhecimento de grandes nomes como: Pieter Wispelwey, Daniel Muller-Schott, Natalie Clein, Martin Johnson, e Constantin Zanidache.
Ainda na Irlanda, o musicista viveu momentos de aprendizado mais intensos através do West Cork Chamber Music Festival, nas edições dos anos de 2015 e 2016. Como ouvinte, teve a oportunidade de participar da masterclass com o prestigiado Borodin Quartet. Além disso, como membro do Sonoro Quartet e Beara Quartet, Eugene expandiu suas habilidades com artistas de alta relevância no cenário da música de câmara, como: Vanbrugh Quartet, Lawrence Power, Viviane Hagner, Peter Schumayer, Nurit Stark, Cremona Quartet, Liana Gourdjia, Tamsin Waley Cohen, Borusan Quartet e Doric Quartet.
Enquanto isso, no convívio musical profissional, o cellista compartilhou palco com mais uma lista de artistas renomados. Dentre estes estão: Nicola Benedetti, Lawrence Power, Mairead Hickey, Patrick Rafter, Sinead O’halloran, Nigel Kennedy, Antonio Meneses, Alisa Weilerstein, Constantin Zanidache, Thomas Hampson, Diana Damrau, Angela Gheorghiu, e Vanbrugh Quartet.